Costa Rica News
Notícias a um clique
camara abril

Sebrae e Prefeitura de Costa Rica realizam etapa municipal do 2º Desafio Estadual das Merendeiras

Sebrae e Prefeitura de Costa Rica realizam etapa municipal do 2º Desafio Estadual das Merendeiras

 

Realizada por meio do programa Cidade Empreendedora, executado pelo Sebrae/MS em parceria com a Prefeitura, iniciativa visa valorizar o trabalho dos profissionais e fortalecer a agricultura familiar

Realizada por meio do programa Cidade Empreendedora, executado pelo Sebrae/MS em parceria com a Prefeitura, iniciativa visa valorizar o trabalho dos profissionais e fortalecer a agricultura familiar

Nos dias 21 e 22, segunda-feira e terça-feira, respectivamente, Costa Rica recebeu a etapa municipal do 2º Desafio Estadual das Merendeiras. Eduarda da Silva Vieira da Escola Municipal Francisco Martins Carrijo, ficou em 1º lugar com a receita de strogonoff de legumes. O evento, promovido pelo Sebrae/MS em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio do programa Cidade Empreendedora, visa valorizar o talento e a criatividade de quem prepara as refeições dos estudantes nas escolas municipais, e incentiva o uso de produtos saudáveis.

A etapa municipal do Desafio das Merendeiras foi dividida em dois dias. Na segunda-feira (21), profissionais da cozinha aprenderam técnicas de manipulação e preparação de alimentos em um workshop, ministrado pelo chefe Paulo Vasconcelos. Após a capacitação, terça-feira (22), um corpo de jurados, composto por representantes do comércio alimentício local, juntamente com o chefe, elegeram a vencedora representada do município.

De acordo com o prefeito de Costa Rica, delegado Cleverson Alves dos Santos, o evento vai além da competição entre as merendeiras. “As merendeiras são capacitadas para utilizarem produtos mais nutritivos que possam entregar as crianças uma alimentação mais balanceada e saudável. Além de agregar a nossa escola, valorizamos o nosso produtor rural. É satisfatório ver a sociedade, as crianças e professores engajados nesta ação”, ressaltou o prefeito.

Já para o administrador paroquial, da Paroquia Santo Antônio de Pádua, padre José da Silva, o desafio é uma oportunidade para as crianças colocarem em pratica um novo cardápio, que por muitas das vezes, não é possível ter em casa. “Eu tenho 28 anos, mas vale o testemunho que em casa esse hábito de comer salada todos os dias não era comum. Hoje em dia graças a Deus tem crescido esse incentivo em ter uma alimentação saudável, mas existem famílias que não podem proporcionar essa diversidade alimentar todo dia. Porém, trazendo esse pensamento de se alimentar bem, para as crianças nas escolas, com certeza nossas crianças podem crescer melhor, se dedicar mais nos estudos e futuramente serem grandes profissionais”, reforça o padre.

Segundo o chefe Paulo Vasconcelos, o objetivo do trabalho realizado é estimular a administração municipal a adquirir produtos oriundos da agricultura familiar por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Com essa proposta, as merendeiras são capacitadas para que possam utilizar novas técnicas e expandir a quantidade de itens utilizados.

“O projeto não é somente premiar as merendeiras. Estamos fazendo esse desafio para capacitá-las e levar o aprendizado na utilização do maior número possível de insumos produzidos pela agricultura familiar do município. No treinamento, as merendeiras também aprendem a melhorar a base nutricional das receitas, e fazer com que as crianças comam alguns itens que reprovam sem identificá-los, como jiló e quiabo, por exemplo, utilizando talo, casca, folha”, destaca o chefe.

A merendeira vencedora da etapa municipal de Costa Rica, Eduarda da Silva Vieira, começou no setor de limpeza e há dois anos foi remanejada para a cozinha. “O importante é não ter medo e não descreditar de você mesma, eu desacreditei, mas outras pessoas acreditaram em mim e hoje estou aqui. Sou muito grata ao companheirismo da minha equipe e a oportunidade”, relata a merendeira.

A premiação ocorreu na Escola Francisco Martins Carrijo, nº 316, na Vila São Francisco no município. Neste ano, mais de mil profissionais foram inscritas pelas prefeituras de 27 municípios de Mato Grosso do Sul para participarem do 2º Desafio Estadual das Merendeiras. Após as etapas municipais, na segunda fase, as manipuladoras de alimentos que garantiram o primeiro lugar em cada cidade competem entre si.

Além de Costa Rica também participam da disputa os municípios de Água Clara, Amambai, Bandeirantes, Bataguassu, Batayporã, Bela Vista, Camapuã, Chapadão do Sul, Coxim, Dourados, Inocência, Jaraguari, Jardim, Maracaju, Naviraí, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Paraíso das Águas, Pedro Gomes, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, Santa Rita do Pardo, Sonora e Terenos.

Conheça as demais colocadas da etapa municipal de Costa Rica:

1º Lugar: Eduarda da Silva Vieira da Escola Municipal Franscisco Martins Carrijo, com a receita de strogonoff de legumes

2º Lugar: Maria Rejane da Silva da Creche Sonho da vovó, com a receita de frango xadrez

3º Lugar: Fatima Aparecida da Silva da Escola Municipal Fábio Rodrigues Barbosa, com a receite de escondidinho de carne

4º Lugar: Cícera Aparecida da Silva da Creche Ambrosia, com a receita de suflê de legumes

5º Lugar: Juliana da Silva Oliveira da Escola Joaquim Faustino Rosa, com a receita de rocambole de carne moída com legumes

 

Mais informações sobre o 2º Desafio Estadual das Merendeiras e sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800 ou pelo site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.