Costa Rica News
Notícias a um clique
camara abril

Projeto Primavera promove transformações e prepara jovens para inserção na sociedade

O Projeto Primavera 2023, realizado pela Prefeitura de Costa Rica, por meio da Secretaria de Assistência Social, iniciou oficinas socioeducativas com 50 participantes. O projeto busca promover o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, despertar as adolescentes para a realidade da vida e seus desafios, e inseri-las na sociedade. As oficinas são acompanhadas por psicólogas e assistentes sociais, e visam resgatar a autoestima, criar projetos pessoais, desenvolver competências e ampliar o universo cultural das participantes. O projeto culminará com um baile de debutantes em novembro de 2023.

Na última segunda-feira, 28 de agosto, as 50 participantes do Projeto Primavera 2023 foram recebidas oficialmente no Conviver (Centro de Convivência do Idoso) em Costa Rica/MS, onde ocorrem as oficinas socioeducativas. Na presença de seus responsáveis, as adolescentes receberam seus crachás de participante e um cartão de boas-vindas. A Secretária de Assistência Social, Evair Gomes, e o Vice-prefeito Roni Cota estiveram presentes na ocasião.

O vice-prefeito Roni Cota ressaltou a importância do Projeto Primavera e destacou a importância da iniciativa. Ele enfatizou que o projeto busca promover o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, além de despertar nas adolescentes a consciência sobre os desafios da vida e a importância de se integrarem à sociedade de forma consciente e preparadas.

A secretária de Assistência Social, Evair Gomes Nogueira ressaltou que as oficinas socioeducativas são realizadas todas as segundas-feiras, ao longo do mês de outubro, e contam com a participação de psicólogas e assistentes sociais. A metodologia utilizada nas oficinas inclui rodas de conversa, onde as participantes são incentivadas a serem protagonistas de suas vidas. Através dessas atividades, as adolescentes têm a oportunidade de resgatar a autoestima, desenvolver competências, ampliar o seu universo cultural e se integrar de forma mais ativa na sociedade.

O Projeto Primavera, iniciativa promovida pela Prefeitura de Costa Rica através da Secretaria de Assistência Social, tem como objetivo oferecer assistência socioeducativa para adolescentes nascidas em 2008. O projeto busca fortalecer os vínculos familiares e comunitários, despertando nas jovens a consciência sobre os desafios da vida e incentivando a sua inserção na sociedade.

De acordo com a coordenadora de execução do projeto, Iandra Garcia Barcelos de Amorim, além das oficinas, o projeto contempla a realização do tradicional Baile de Debutantes, marcado para o dia 4 de novembro de 2023, no Centro de Convivência do Idoso. O baile tem como objetivo celebrar e marcar a fase de transição na vida das adolescentes, representando uma importante etapa de suas vidas.

O Projeto Primavera 2023 busca não apenas promover festividades relacionadas à representatividade de completar 15 anos, mas também despertar nas jovens a consciência sobre a realidade da vida e os desafios que enfrentarão. Através das atividades sociopedagógicas, as adolescentes são incentivadas a criar projetos pessoais, desenvolver habilidades e competências, além de fortalecer os laços familiares e comunitários.

A iniciativa da Prefeitura de Costa Rica, por meio da Secretaria de Assistência Social, demonstra o compromisso em promover a inclusão e o desenvolvimento das jovens do município. O Projeto Primavera 2023 oferece um espaço seguro e acolhedor, onde as adolescentes podem aprender, se desenvolver e se preparar para enfrentar o mundo de forma mais consciente e confiante.