Costa Rica News
Notícias a um clique
camara abril

Equipe de controle de Vetores no combate à dengue realiza mais de 9 mil vistorias em Costa Rica e identifica focos do mosquito

Costa Rica/MS, está enfrentando um grande desafio no combate à dengue. Com o aumento das temperaturas e o período chuvoso, a população precisa redobrar os cuidados para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus. Neste sentido, um mutirão está sendo realizado na cidade, com o objetivo de vistoriar os imóveis e eliminar os possíveis criadouros do mosquito.

Durante as ações, que ocorreram entre janeiro e a primeira quinzena de fevereiro de 2024, foram realizadas mais de 9.609 vistorias nos imóveis da cidade. A força-tarefa identificou 600 imóveis com criadouros e eliminou cerca de 6.500 possíveis depósitos do mosquito. Os bairros São Francisco, Cachoeira, Sonho Meu IV, Jardim Afonso, Vale do Amanhecer e Jardim Novo Horizonte foram os mais afetados, por isso, foram os primeiros a receberem as ações de combate à dengue.

Segundo o coordenador de endemias, Naylton Pereira Leite, o trabalho é contínuo e é essencial que a população esteja engajada no combate à dengue. 80% dos focos estão dentro dos imóveis, por isso, além das vistorias habituais nos imóveis, as equipes também visitaram terrenos baldios e realizaram a eliminação dos criadouros. A prevenção da dengue passa pelo controle dos criadouros, pois são nesses locais que as larvas se desenvolvem e multiplicam.

O mutirão não se limita apenas aos imóveis, mas também visita regularmente os 27 pontos estratégicos na cidade, como cemitérios, ferro velho, borracharias entre outros, com foco na eliminação dos criadouros do mosquito. Além disso, equipes da Secretaria de Saúde intensificaram as fiscalizações nos imóveis e realizaram bloqueios químicos com fumacê ou bombas costais motorizadas num raio de até 150 metros dos focos identificados.

A população também foi orientada a tomar precauções para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Alguns cuidados essenciais incluem a limpeza dos quintais, não deixando água parada em pneus, vasos de plantas, calhas, garrafas e caixas d’água. Além disso, é importante manter lixeiras tampadas, ralos limpos e com tela, e utilizar lonas para cobrir materiais de construção.

A Secretaria de Saúde está seguindo rigorosamente o Plano Municipal de Contingência da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde e pela Coordenação Estadual de Controle de Vetores.

O secretário de Saúde, Jovenaldo Francisco dos Santos, destacou que prevenir é melhor que remediar. Também reforçou a importância de ficar atento aos sintomas da dengue, como febre alta, dor de cabeça intensa, dor nas articulações e erupção cutânea. Em caso de suspeita da doença, é fundamental procurar atendimento médico imediatamente para evitar complicações.

A população de Costa Rica precisa se unir no combate à dengue, seguindo as orientações de prevenção e denunciando possíveis focos do mosquito. A saúde de todos está em jogo, e somente com a participação e conscientização de cada cidadão será possível controlar a proliferação da doença.

Denúncias também podem ser feitas pelo telefone 67-3247-7017.