Costa Rica News
Notícias a um clique
camara abril

Costa Rica e Hospital do Amor: Parceria na prevenção ao câncer do colo do útero

Costa Rica e Hospital do Amor: Parceria na prevenção ao câncer do colo do útero

INDICAÇÃO

 

 

Fabrizzio Carrijo

O município de Costa Rica busca firmar, neste ano de 2024, uma parceria com o Hospital do Amor (HA) – antigo Hospital do Câncer de Barretos, para integrar o Programa de Prevenção ao Câncer do Colo Uterino, desenvolvido pelo hospital. A parceria visa agilizar o processo de diagnóstico e tratamento da doença, que é a segunda mais comum entre as mulheres brasileiras, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA).

A iniciativa partiu dos vereadores Ailton M. de Amorim, Rosângela Marçal Paes, Averaldo Barbosa da Costa e Prof. Manuelina, que na época eram presidente, vice-presidente, primeiro secretário e segunda secretária da Câmara de Vereadores, respectivamente. Em 2023, eles visitaram o HA em Barretos e conheceram o programa, que consiste no envio direto das coletas do exame preventivo do câncer do colo do útero (Papanicolau) para a análise no hospital, garantindo a confiabilidade dos resultados.

Os vereadores, que anualmente destinam emendas impositivas para o HA, foram convidados pelo Dr. Marcelo Almeida, coordenador de prevenção ao câncer do colo do útero do HA, para conhecerem melhor o projeto e a estrutura do hospital. Na ocasião, também participaram do encontro o secretário de saúde de Costa Rica, e enfermeiras do município.

Em 2023, eram 90 cidades brasileiras que aderiram ao programa, que já agenda a data e o horário para a paciente receber um novo atendimento e realizar os exames confirmatórios, caso seja detectada alguma alteração. Se a doença for confirmada, neste segundo exame, a paciente passa a receber todo o tratamento necessário através do hospital, sem custos para o município.

A parceria está sendo consolidada em 2024, com o apoio da Câmara de Vereadores, que manifestou seu apoio à iniciativa. A presidenta da Casa de Leis, Rosângela Marçal Paes, elogiou a parceria e destacou a importância da prevenção. “Essa parceria é muito importante para a saúde das mulheres de Costa Rica, pois facilita o acesso aos exames e ao tratamento do câncer do colo do útero, que é uma doença grave, mas que pode ser prevenida e curada se diagnosticada precocemente. A Câmara de Vereadores apoia essa parceria e parabeniza o município e o Hospital do Amor pelo trabalho que realizam”, disse.

 

Fonte: Fabrizzio Carrijo / Foto: ASSECOM/CMCR