Costa Rica News
Notícias a um clique
camara abril

Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza entra na reta final

A Prefeitura de Costa Rica por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde informa que está entrando na reta final, a 25ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, antes prorrogada até 20 de junho de 2023, com destaque do progresso alcançado na cidade, onde 6.686 pessoas, correspondendo a 58,71% da população, já foram imunizadas. A vacinação continua em todas as ESFs (Estratégias de Saúde da Família) de segunda à sexta-feira até que o estoque atual seja totalmente utilizado.

A estratégia de vacinação contra a influenza foi incorporada no Programa Nacional de Imunizações (PNI) em 1999, com o objetivo de reduzir internações, complicações e óbitos na população-alvo. A vacinação contra a influenza ao longo do ano permite minimizar a carga da doença e prevenir o surgimento de complicações, além de reduzir os sintomas nos grupos prioritários e aliviar a sobrecarga nos serviços de saúde.

Na campanha em questão, estão sendo vacinadas crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), além dos grupos prioritários. No entanto, a vacinação foi estendida para todos os públicos, a fim de aumentar a cobertura vacinal.

A transmissão da influenza ocorre principalmente de pessoa para pessoa, por meio de gotículas respiratórias produzidas por tosse, espirros ou fala da pessoa infectada para uma pessoa suscetível. Portanto, a vacinação é uma medida eficaz para prevenir a propagação do vírus e proteger a saúde da população.

É importante ressaltar que a vacina contra a influenza não causa a doença, pois é composta por vírus inativados ou fracionados, incapazes de causar a infecção. Além disso, a vacinação anual é necessária devido à constante evolução do vírus influenza, exigindo a formulação de uma nova vacina a cada temporada.

A população deve estar atenta à importância da vacinação contra a influenza e buscar os postos de vacinação para receber a imunização. A vacina é gratuita e está disponível em unidades de saúde, como ESFs, e em campanhas realizadas pela Secretaria de Saúde.

A 25ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza mostra o compromisso do Brasil em proteger sua população contra essa doença que pode trazer complicações graves. A vacinação é uma forma eficaz de prevenção e contribui para a redução do impacto da influenza na saúde pública.