Costa Rica News
Notícias a um clique
camara abril

Alunos da REME assistem palestras sobre as Competências do Componente Curricular Educação Financeira e Empreendedorismo

No período de 11 a 15 de setembro, cerca de 750 alunos da REME – Rede Municipal de Ensino – do 6º ao 9º ano, puderam assistir as palestras ministradas pela equipe do Sicredi de Costa Rica – MS que abordaram temas das Competências do Componente Curricular Educação Financeira e Empreendedorismo.

Conforme a coordenadora pedagógica, professora Flaviane Guimarães, os alunos do 6º e 7º ano puderam apreender um pouco mais sobre como Poupar e os benefícios de se ter uma Poupança. Já para os estudantes do 8º e 9º ano os temas abordados, além da Poupança, foi financiamento, empréstimo, consórcio, investimento e cartão de crédito/débito.

“Visto que o dinheiro é uma importante forma de expressão da cultura de um povo e de representação de sua história econômica, os estudantes puderam aprender sobre o fluxo do dinheiro, sua história, como poupar e quais as formas existentes como a poupança, previdência, entre outros. Eles puderam compreender melhor o cooperativismo, entendendo o que é uma cooperativa de crédito e como elas funcionam de modo a colaborar com o cotidiano financeiro das pessoas”, destacou Flaviane Guimarães.

Por sua vez, o prefeito Waldeli dos Santos Rosa enfatiza que “o objetivo do Governo Municipal é promover ações que despertem nos alunos o olhar empreendedor, a autonomia, o trabalho em equipe. Queremos desenvolver nos estudantes as capacidades necessárias para enfrentar os desafios e promover transformações, transformando-os em protagonistas de suas vidas”, declarou o Chefe do Executivo ao parabenizar a coordenadora pedagógica, professora Flaviane Guimarães pela iniciativa e a equipe do Sicredi pela parceria.

A secretária Municipal de Educação, professora Me. Manuelina Martins da Silva Arantes Cabral complementa que “esta atividade é de suma importância já que reforça a participação e o comprometimento da cooperativa com a comunidade, trazendo orientações práticas para uma vida financeira saudável e sustentável”.

O gerente do Sicredi de Costa Rica, José Ricardo Ruano, ministrou uma das palestras e na oportunidade enfatizou que os jovens precisam receber informações ligadas à Educação Financeira, a fim de que possam projetar desde cedo à conquista dos sonhos de curto, médio e longo prazo. “A educação financeira faz parte do dia a dia do Sicredi e tem como objetivo proporcionar orientação e conhecimento sobre a administração das finanças. O Sicredi investe na educação como intuito de formar cidadãos mais cooperativos e empreendedores contribuindo assim para o desenvolvimento das pessoas e da região”, afirmou.

“Parabenizamos e agradecemos pelo brilhantismo do gerente do Sicredi Ricardo Ruano e sua equipe em compartilhar sua experiência com nossos alunos”, finalizou a secretária Profª Me. Manuelina Martins.

ASSECOM/PMCR