O projeto, idealizado pelo 1º tenente bombeiros militar Paulo Teodoro Oliveira, contou com a participação de 165 crianças que exploraram a poesia em sintonia com a disciplina de língua portuguesa. Os alunos estudaram obras de renomados poetas como Manoel de Barros, Mário Quintana, Cecília Meireles e Vinícius de Moraes. Durante o desenvolvimento do projeto, as crianças não apenas conheceram as biografias e principais obras dos autores, mas também tiveram a oportunidade de escrever seus próprios poemas.
As produções poéticas foram apresentadas em feiras livres da cidade e no Sarau de Poesia promovido pela Academia de Letras Seccional Costa Rica, que ocorreu em 26 de abril de 2025. O culminar do projeto foi marcado por uma Banca Julgadora presidida pela professora mestre Ruth Gonçalves Oliveira, presidente da Academia de Letras Seccional Costa Rica. Ela classificou os três melhores poemas inéditos escritos pelos alunos, premiando os vencedores com medalhas e certificados, além de prêmios em dinheiro: R$ 200 para o 1º colocado, R$ 150 para o 2º e R$ 100 para o 3º.
Além das produções literárias, as performances artísticas também foram avaliadas. Durante o evento final, as melhores declamações foram reconhecidas e premiadas seguindo os mesmos critérios.
A diretora da escola, professora Tânia Regina dos Santos Godoy Corrêa, e a secretária de Educação, professora Maria Almeida, ressaltaram a importância do projeto como uma ferramenta criativa que visa melhorar a qualidade do ensino-aprendizagem das crianças. A secretária Maria Almeida enfatizou que “o ensino da poesia em harmonia com o estudo da língua portuguesa tem o potencial de transformar o aprendizado”. Segundo ela, essa abordagem faz com que os alunos valorizem a disciplina como um aspecto importante e necessário para seu desenvolvimento cotidiano.
A gestora escolar destacou ainda que as felicitações e aplausos recebidos durante as apresentações públicas proporcionam aos alunos um sentimento de valorização e orgulho por seus esforços. Essa iniciativa não só enriquece o conhecimento literário dos estudantes como também fortalece sua autoestima e criatividade.
Com o encerramento desta primeira fase do Projeto “Palavra Rica”, Costa Rica reafirma seu compromisso com uma Educação inovadora e culturalmente rica, preparando as novas gerações para um futuro mais poético e consciente.