Costa Rica News
Notícias a um clique
camara abril

Vereadores reclamam de demora no atendimento de costarriquenses que precisam de tratamento na capital

Foi tema de discussão na Câmara de Vereadores de Costa Rica-MS o longo tempo de espera que muitos pacientes costarriquenses precisam aguardar até conseguir uma vaga para tratamento de córnea e retina, ou mesmo para se consultar com um médico reumatologista, em Campo Grande-MS. Inclusive, os 11 parlamentares municipais assinaram uma indicação, encaminhada para o governador do estado, Reinaldo Azambuja (PSDB), e para o secretário de Estado de Saúde, Nelson Barbosa Tavares, onde os edis cobram providências urgentes.

O assunto veio à tona e a indicação foi apresentada na sessão plenária realizada na noite de sexta-feira (20/10). O vereador Jovenaldo Francisco dos Santos, o Juvenal da Farmácia (PSB), explicou que pelas regras atuais do Sistema Único de Saúde (SUS), os municípios não podem – ainda que as Prefeituras queiram – custear e nem oferecer tratamento de córnea, retina e nem mesmo de reumatologia. Com isso, cabe ao Governo Federal e ao estado atender os casos que envolvem esses tipos de problemas de saúde.

Em Costa Rica, os pacientes que precisam passar por um especialista em reumatologia ou mesmo necessitam de tratamento oftalmológico de córnea e retina são encaminhados para Campo Grande. Contudo, o vereador Juvenal da Farmácia explicou que o Governo do Estado não possibilita condições para atender a demanda de todas as 79 cidades de Mato Grosso do Sul, o que acaba criando longas listas de espera e faz com que os pacientes tenham que esperar por vários meses ou até mesmo anos para conseguir uma vaga.

Segundo ele, somente em Costa Rica, atualmente 17 pessoas estão na lista de espera aguardando uma cirurgia de retina e outras 55 esperam encaminhamento para um reumatologista. O parlamentar chegou a afirmar que ele conhece uma paciente costarriquense que está há mais de quatro anos aguardando a liberação de uma consulta médica com um reumatologista em Campo Grande.

“Nós temos na fila 17 pacientes que estão precisando urgentemente fazer uma cirurgia de retina e podem até perder a visão. A coisa não está andando! E na reumatologia nós temos às vezes um único médico que atende todo o estado (pelo SUS), dificultando o tratamento de quem sofre com artrite reumatoide, e a pessoa pode ter um lúpus, que é uma doença grave e só um reumatologista trata dessas enfermidades”, ressaltou Juvenal da Farmácia.

Ao discutir o tema, o vereador Waldomiro Bocalan, o Biri (PDT), lamentou a situação, principalmente ao falar sobre os pacientes que precisam ser submetidos a uma operação da retina. “Como é difícil para as pessoas que não têm recursos próprios para pagar por uma cirurgia de retina, que acabam correndo risco de perder até a visão. Fica aqui a minha indignação com os governos, tanto Estadual quanto Federal, que não dão prioridade a essas pessoas”, afirmou.

MAIS AÇÕES DOS VEREADORES…

Mudando de assunto, mas ainda falando de saúde, na sessão plenária da última sexta-feira, a Câmara de Vereadores homenageou todos os médicos de Costa Rica, por meio de uma moção de congratulações oferecida aos profissionais da medicina que atuam no município. Isso em função da comemoração do Dia do Médico, em 18 de outubro.

Já por meio da indicação n° 179/2017, a vereadora Rosângela Marçal Paes (PSB) pediu que o Governo Municipal construa uma arquibancada ao redor da pista de Mountain Bike, recentemente inaugurada e que fica próxima ao Centro de Eventos Ramez Tabet, Além disso, a parlamentar também sugeriu ao Executivo a arborização do entorno da pista.

E na indicação n° 178/2017, o vereador Antonio Divino Félix Rodrigues, o Tonin Félix (PSB), solicitou o recapeamento asfáltico de diversas ruas do bairro Eldorado. O pedido foi encaminhado para o Executivo Municipal.

“Solicitamos o recapeamento asfáltico das ruas Francisco Augusto Mesquita Filho, rua Américo Francisco dos Santos e Maria Rosa de Jesus, ambas entre as ruas Abadio Paes da Silva e rua Adonel Dias da Costa; da rua Adonel Dias Costa, rua Cinco, rua Padroeira do Brasil, rua Abadio Paes da Silva, ambas entre as ruas Maria Rosa de Jesus e rua Francisco Augusto Mesquita Filho”, pediu Tonin Félix.