Costa Rica News
Notícias a um clique
camara abril

Vereador Tonin Félix viaja a Paranaíba e passa o dia todo ao lado de pacientes encaminhados para hemodiálise

Em mais uma ação destacada, dessa vez na área de saúde, o vereador Antonio Divino Félix Rodrigues, o Tonin Félix (PSB), viajou até a cidade de Paranaíba-MS na sexta-feira (10/11), para conhecer e acompanhar de perto o atendimento oferecido aos pacientes costarriquenses que fazem hemodiálise no Instituto de Nefrologia de Paranaíba (INEPAR).  

A Secretaria Municipal de Saúde de Costa Rica mantém convênio com o INEPAR, o que possibilita o encaminhamento gratuito de pacientes costarriquenses que são submetidos ao procedimento de hemodiálise no município do nordeste de Mato Grosso do Sul.

Tonin Félix passou o dia todo ao lado de nove moradores de Costa Rica que passaram por hemodiálise em Paranaíba, na sexta-feira. Ao fazer uma avaliação do serviço oferecido pelo INEPAR, o vereador não poupou elogios. “O serviço é muito bom, o atendimento é de qualidade, humanizado, percebi que existem sempre duas ou três pessoas à disposição dos pacientes e as pessoas são tratadas com carinho”, explicou.

Ainda de acordo com Tonin Félix, entre as várias prefeituras municipais que possuem convênio com o INEPAR, ele descobriu que apenas Costa Rica e Carneirinho-MG oferecem alimentação gratuita para os pacientes encaminhado para hemodiálise em Paranaíba, outro aspecto positivo destacado pelo parlamentar.

A título de sugestão, o vereador recomendou que o Governo Municipal disponibilize um enfermeiro para se deslocar junto com os pacientes costarriquenses durante o trajeto de ida e volta até Paranaíba.

“Eu fiz essa viagem para tomar conhecimento do que é oferecido para a população, para ver se é possível aprimorar. A Secretaria Municipal de Saúde está de parabéns, pois eu pude observar muitos aspectos positivos. Sugiro apenas que os pacientes tenham o acompanhamento técnico especializado de um enfermeiro ao longo de cada viagem, o que não existe hoje”, contou Tonin Félix.

O parlamentar também ressaltou que os pacientes costarriquenses em tratamento de hemodiálise ficaram muito contentes com a visita de um vereador ao local onde eles são atendidos. “Eu notei que os pacientes ficaram felizes e se sentiram valorizados, sabendo que o Poder Legislativo se preocupa com a realidade deles”, comentou Tonin Félix.

A cada viagem a Paranaíba, os pacientes em tratamento de hemodiálise percorrem um trajeto de 540 quilômetros, somando a ida e a volta. De acordo com o vereador Tonin Félix, atualmente são cerca de 10 moradores de Costa Rica que são submetidos ao procedimento, em três dias da semana – segunda, quarta e sexta-feira.

Agora, o próximo objetivo do vereador Tonin Félix é visitar e conhecer presencialmente o tratamento oferecido aos pacientes costarriquenses encaminhados para tratamento no Hospital do Câncer de Barretos-SP, conforme informou o próprio edil.

Tonin Félix realiza esse tipo de trabalho, no exercício da função fiscalizatória que possui como vereador, com o objetivo de averiguar a qualidade dos serviços públicos oferecidos à população do município.