Costa Rica News
Notícias a um clique
camara abril

TSE cassa Rafael Tavares, deputado da extrema direita de MS

Alexandre de Moraes presidiu sessão que cassou Tavares – Montagem

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou o diploma do deputado estadual Rafael Tavares (PRTB). Com a decisão unânime da corte, na noite desta terça-feira (6), Tavares perde o mandato de deputado estadual, deixa a Assembleia Legislativa, e nem sequer abre vaga para seu suplente de chapa.

A sessão que resultou na cassassão de Tavares foi presidida pelo presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes.

A vaga dele deve ser assumida pelo ex-deputado estadual Paulo Duarte (PSB), por causa dos motivos que levaram à cassação de Rafael Tavares: o partido dele não ter cumprido a cota feminina de candidaturas nas últimas eleições, em 2022. A legislação estabelece que pelo menos 30% dos candidatos sejam mulheres.

Nas eleições de 2022, Tavares teve 1,28% dos votos válidos para deputado estadual, um total de 18.224 votos. O PSB, partido que vem logo após o PRTB na divisão dos votos da eleição proporção, teve Paulo Duarte como seu candidato a deputado estadual mais votado na ocasião, com 1,17% dos votos válidos, ou 16.663 votos.

A mudança na Assembleia Legislativa também leva a cidade de Corumbá a voltar a ter representante no parlamento estadual.

Trajetória

Tavares, por sua vez, se elegeu no pequeno PRTB, partido que abrigou a candidatura de Capitão Contar, que foi derrotado por Eduardo Riedel (PSDB) no segundo turno para governador.

Foi o primeiro mandato eletivo de Tavares, ligado à extrema direita. Apoiador radical de Jair Bolsonaro (PL), Tavares deve candidatar-se a vereador em Campo Grande, nas próximas eleições.

Correio do Estado