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Secretária de Educação apresenta ações realizadas em 2021 durante abertura da Jornada Pedagógica

Ao abrir oficialmente a Jornada Pedagógica 2022 na manhã desta segunda-feira (31), a secretária de Educação de Costa Rica, Maria Barbosa, apresentou as ações e resultados encabeçados pela SEMED (Secretaria Municipal de Educação) em 2021 que beneficiaram toda a comunidade escolar.

Visando o avanço da qualidade do ensino-aprendizagem na rede municipal de ensino, a gestora destacou ações como reformas nas instituições, aquisição de materiais para melhoria da qualidade da educação, ampliação da frota e formação continuada reforçando a política de valorização dos servidores.

“Buscamos fazer investimentos certos e seguros para alcançar cada vez mais resultados. Investimentos que vão desde a infraestrutura, qualidade do ensino e a valorização profissional, mantendo o compromisso de levar ensino de qualidade, de forma democrática, respeitando a heterogeneidade e a individualidade da comunidade escolar e estabelecendo condições cada vez mais adequadas para atender a diversidade dos indivíduos que dela participam. A educação transforma vidas e molda nosso futuro”, completou a secretária.

Durante o evento, o prefeito Cleverson Alves dos Santos, ressaltou a importância das ações e reafirmou o compromisso de continuar investindo em Educação.

“Nós fizemos um compromisso de que a educação seria uma das nossas prioridades. Apesar das dificuldades enfrentadas neste primeiro ano, conseguimos cumprir algumas das nossas metas e ainda há muito o que se fazer para que nossa educação seja cada vez mais de excelência. Eu acredito na Educação, ela é um instrumento de transformação social, por isso o nosso objetivo é fazer o máximo possível em investimentos, em estrutura física, material de apoio e também na valorização profissional”, reforçou o prefeito.

Com o tema “A educação como um dos instrumentos de transformação social”, a Jornada Pedagógica 2022 continua até o dia 11 de fevereiro com uma programação diversificada. O evento é destinado aos profissionais da educação do município.

Confira abaixo as ações desenvolvidas em 2021 pela SEMED:

REFORMAS E AMPLIAÇÕES DAS INSTITUIÇÕES

  • Ampliação da Escola Municipal Joaquim Faustino Rosa – Construção de 05 salas de aulas e banheiros)
  • Ampliação da Escola Municipal Belonízia Paulino de Oliveira – Construção de 01 sala de aula e refeitório
  • Construção de garagem para proteção dos ônibus do transporte escolar
  • Manutenção e reparos em todas as Instituições Municipais de Ensino

AQUISIÇÃO DE MATERIAIS PARA MELHORIA DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO

  • 05 Containers para alojamento dos motoristas que realizam o transporte escolar rural
  • 3.300 tabletes para os alunos do Ensino Fundamental I e II
  • Apostila Positivo – Aprende Brasil para alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II
  • Sacola Literária – Kits com 12 volumes de livros de literatura infantil e infantojuvenil para todos os alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino
  • Kits escolar com mochila de rodinha e material escolar para serem entregues aos alunos da Ed Infantil e Ensino Fundamental I e II
  • Uniformes e máscaras para os alunos da Rede
  • Kits de Robóticas para atender a Educação Infantil e Ensino Fundamental I e II
  • Implantação da Escola Cívico-Militar para alunos do 6º ao 9º ano

AMPLIAÇÃO DA FROTA

  • AQUISIÇÃO DE 12 motocicletas Biz 125C destinadas para as instituições escolares da REME
  • 04 Vans   –  sendo que 2 já foram entregues 02 requisitadas
  • 03 ônibus através de Convênio com Estado

FORMAÇÃO CONTINUADA

No decorrer do ano foram realizadas 36 formações continuadas voltadas ao quadro de servidores administrativo e pedagógico:

  • Instruções Normativas;
  • Atualização do Sistema de Informatização;
  • Censo Escolar /Migração dos dados;
  • Instruções sobre Procedimentos Administrativos;
  • Plano de Biossegurança – Vigilância Sanitária;
  • Mudanças e Inovação Educacional em Tempos Pandêmicos: apontamentos teóricos;
  • Alice no país das maravilhas e a modernidade: conversando sobre os elementos necessários para as trajetórias de vida;
  • Apresentação, Reelaboração e Adequação do Protocolo de Biossegurança;
  • Ensino Híbrido: Relações e Complementaridade do Ensino na Escola e o Ensino à Distância;
  • Formação para as professoras de Práticas Tecnológicas;
  • Estudo e Divisão das Habilidades em Educação Física;
  • Divisão das Competências e Habilidades de Educação Física e Arte;
  • Empreender para um Mundo Melhor – SLC Agrícola Laboratório para professores de rede pública de Costa Rica – MS;
  • Práticas Pedagógicas Classroom e Google Forms;
  • Olimpíadas de Língua Portuguesa – Formação: Tipos de Textos;
  • Avaliação do Ensino: Aspectos Normativos e as Mudanças no SAEB;
  • Educação Física nas Aulas Remotas;
  • Como Trabalhar a Interdisciplinaridade no Contexto Escolar;
  • Educação Inclusiva e o Contexto em Sala de Aula;
  • Arte como Patrimônio da Humanidade;
  • Webseb – Linguagens no Ensino Fundamental com a Participação da professora Egislaine Klissie;
  • Gestão Escolar e Trabalho em Equipe;
  • Formação Lousa Digital;
  • Brincadeiras e Jogos nas Aulas Remotas;
  • Programa Volta ao Novo – UNDIME (Abertura ao Novo, Resiliência Emociona, Macrocompetencia – Autogestão, Amabilidade, Engajamento com os outros, Adaptação Curricular – Educação Especial;
  • A inclusão do aluno com Autismo – Educação Especial;
  • O sujeito surdo: Cultura e interação linguística – Formação em Libras Presencial;
  • A escola e os desafios contemporâneos;
  • Gestão Escolar e Trabalho em Equipe;
  • Formação sobre avaliações externas e da aprendizagem;
  • Uso dos dados do Saeb para reflexão das práticas de ensino;
  • A escola e o conhecimento: fundamentos epistemológicos e políticos;
  • A organização dos espaços de atividades escolares e de trabalho para cumprir as medidas necessárias à segurança sanitária no retorno das aulas presenciais;
  • Como promover a participação efetiva de diferentes atores no processo de (re)elaboração do PPP;
  • Elaboração do PAAREME – Programa de Avaliação da Aprendizagem da Rede Municipal de Ensino;
  • Usos e aplicação das avaliações do PAAREME – Programa de Avaliação da Aprendizagem da Rede Municipal de Ensino;