Costa Rica News
Notícias a um clique
camara abril

Professor: um profissional fundamental para construção de um país mais justo

Professor: um profissional fundamental para construção de um país mais justo

 

Dia 15 de outubro é a comemoração de uma das datas mais importantes em relação aos profissionais no país, é o dia do PROFESSOR, esse profissional que é sinônimo de construção do despertar da consciência social, da cidadania, da preservação de valores, normas e princípios éticos que acabam na consequência motivar, conservar e promover a estruturação da família, comunidade, religiosidade, etc. E que transporta para o ambiente de parceria e companheirismo. 

Desde a nossa infância temos o convívio com o Professor, ele com certeza faz parte de nossa realidade e da nossa vida por um bom tempo de nossa existência, ele nos serve de parâmetro para ajudar na construção de nossa vida em todos os âmbitos, seja social, familiar e individual, sem falar que ele (Professor) acaba também sendo exemplo em nível de cidadão e sua identidade. 

O mais relevante é sua importância para formamos novas gerações para um país mais justo e igualitário, não temos como negar que tudo que acontece em nosso país (violência, corrupção, alienação, falta de consciência social e etc) vem principalmente pela falta de educação, por culpa do professor? Claro que não! O que acontece há décadas no Brasil é que educação nunca foi prioridade e por quê? Uma população educada que tenha noção dos seus deveres e direitos vai se inteirar e saber acima de tudo cobrar o que lhe pertence, seja a nível social e poderes constituídos; a função do Professor é essencial neste contexto de elevação da consciência social. 

Não há nada feito pelos governos para estimular e estruturar a educação e por quê? É melhor uma população alienada, que viva sem expectativas, vivendo de migalhas que na verdade do que é seu (dinheiro público, prioridades sociais entre esses programas sociais e medidas sócio-educativas), visando uma melhor qualidade de vida. 

O que nos preocupa é que infelizmente não temos perspectivas de melhoras nesse quadro educacional no país, o professor é mal remunerado e muitas vezes com a carga de trabalho excessiva, se sentem desvalorizados na situação, mas continuam como guerreiros lutando para formar cidadãos. Fica cada vez mais claro que essa avalanche de violência (quando falo violência, falo de todos os fatores de riscos), é reflexo da falta de políticas públicas melhor para educação e só existe uma maneira de minimizar todas essas questões sociais, é o investimento na educação, pois ela é a mola mestra para estruturar uma população mais consciente de suas necessidades. 

Para finalizar quero parabenizar todos os Professores do país, especialmente os de Costa Rica-MS, onde temos profissionais competentes que se doam na arte de educar, para uma cidade melhor sem alienação, corrupção, violência e todos outros fatores de riscos, que possamos promover a educação e seus profissionais, que tenham uma missão cada vez maior, que é construir um país e uma Costa Rica livre para pensar, agir e ser consciente de sua cidadania. 

Salve todos os Professores, que no amanhã quem sabe breve em nosso país serão reconhecidos e valorizados como profissional importante na construção de uma sociedade em que o lema igualdade, fraternidade e justiça social possam existir com a educação provocando igualdade de oportunidade e diminuindo consequentemente as diferenças e carências, ou seja, o Professor é o instrumento para a educação para termos uma sociedade mais justa e um país melhor para todos.

José Magno Macedo Brasil,
Psicólogo com Especialização em Abordagem em Psicanális