Costa Rica News
Notícias a um clique
camara abril

Pecuária de Leite: Exportar é preciso

Preocupado com a falta de políticas públicas responsáveis pelo desenvolvimento do Setor Lácteo brasileiro, o empresário e pecuarista Evandro do Carmo Guimarães – Fazendas do BASA, vêm promovendo através da imprensa e das redes sociais, Campanha solicitando empenho das autoridades para a exportação de leite e derivados. Depois de lançar essa Campanha através de abaixo assinado por todo o país, o pecuarista, voltou a falar sobre o assunto.

“Na discussão do papel das exportações, destaca – se que sem o incremento delas, a expansão da produção redundará em enorme queda do preço do leite, inviabilizando a adoção de tecnologia e a expansão da indústria que processa o leite e o transforma em produtos demandados no Brasil e no exterior. Essa frase é do Dr. Eliseu Roberto Alves, pesquisador, ex presidente da Embrapa, ilustre Brasileiro.  Exportar leite é fácil? não, nada é fácil, no mercado interno ou externo. Fácil é escrever sobre dificuldades, justificar as razões do nosso pequeno, ridículo volume de exportações do setor lácteo. Justificar as razões que nos deixaram imóveis tanto tempo. Isso é fácil.

Mas exportar é preciso. Os produtores precisam cobrar dos Governos e entidades, a definição de recursos humanos, financeiros, técnicos para que de forma coordenada haja trabalho Criativo, Intensivo, Tenaz pela Exportação. É uma questão de Estado. Se começarmos amanhã, em dois anos veremos uma diferença importante. Nossa paralisia é pior que mamites e carrapatos. Vamos começar?”, finalizou Evandro Guimarães.

 

pecuarista Evandro do Carmo Guimarães – Fazendas do BASA,