Costa Rica News
Notícias a um clique
camara abril

Julho Amarelo – Câmara de Vereadores apoia campanha de prevenção a Hepatites Virais. Dia D em Costa Rica será segunda-feira (29)

O Poder Legislativo costarriquense reforça neste mês de Julho a importância da prevenção contra às Hepatites Virais. Instituído por Lei no Brasil como “Julho Amarelo”, o mês é destinado para conscientizar sobre os riscos, alertar sobre as formas de prevenção e estimular as pessoas a se vacinarem contra as hepatites A e B e a buscarem o diagnóstico precoce da doença..

No dia 29 de julho (segunda-feira) a Secretaria Municipal de Saúde de Costa Rica-MS promoverá o dia D da Campanha com um “Pit Stop” no semáforo da Feira do Produtor, às 17:30 horas, onde serão distribuídos materiais educativos sobre a Hepatite – sintomas e prevenção.

Conforme a secretária municipal de Saúde, Adriana Tobal, às vacinas contra Hepatite A (apenas uma dose para crianças a partir de 15 meses de vida até 4 anos, 11 meses e 29 dias) e B (população em geral) estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde do município. “A Hepatite é uma doença silenciosa e devemos ficar atentos aos sintomas. Neste mês vamos reforçar a importância da prevenção”, destaca Adriana.

O mês de julho faz referência à data escolhida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para a celebração do Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais (28 de julho).

 

HEPATITE

A hepatite é uma inflamação do fígado e pode ser causada por um vírus ou por alguma reação do corpo a substâncias como o álcool ou remédios. Somente as hepatites por vírus são transmitidas de uma pessoa para outra.

Segundo o Ministério da Saúde, existem 5 tipos de hepatite:

Hepatite A – Deixa a pessoa fraca e indisposta. Os sintomas aparecem mais ou menos 30 dias após contrair o vírus.

Hepatite B – Pode levar anos até revelar o primeiro sintoma e pode curar sozinha sem tratamento. A doença pode ficar escondida e causar sérios problemas no fígado. Pode ser transmitida sexualmente.

Hepatite C – Parecida com a Hepatite B, a diferença é que a cura da C é mais complicada. Pode ser transmitida através do sangue utilizando materiais não esterilizados.

Hepatite D – A Hepatite D, ou Delta acontece mais na região amazônica. Só pega hepatite D quem já teve hepatite B. Ela é muito grave.

Hepatite E – É muito parecida com a Hepatite A. Também não traz complicações, mas deixa a pessoa fraca e indisposta. Ela costuma ser mais grave em gestantes.

SINTOMAS DA HEPATITE – Ainda que silenciosa, a hepatite pode apresentar sintomas tais como: mal-estar, fraqueza, dor de cabeça, febre baixa, falta de apetite, cansaço, náuseas e desconforto abdominal na região do fígado, icterícia (olhos e pele amarelados), fezes esbranquiçadas e urina escura.

PREVENÇÃO  Algumas medidas simples podem evitar a doença: lavar bem as mãos; ingerir somente água filtrada ou fervida; lavar bem os alimentos antes do consumo; sempre usar preservativos nas relações sexuais; evitar contato com sangue; exigir material esterilizado ou descartável em consultórios médicos, dentários, salões de beleza, estúdios de tatuagem e colocação de piercing; não compartilhar agulhas ou seringas, lâminas de barbear, escova de dentes, entre outros hábitos de higiene padrão.

DIAGNÓSTICO  O diagnóstico da doença é feito através de teste rápido e/ou sorologia.  Atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece esses testes para diagnóstico das hepatites B e C, e caso necessário, disponibiliza tratamentos para a doença, ambos os serviços são gratuitos. O teste rápido é uma forma simples e acessível de diagnosticar a doença e é feito por meio de punção digital. O resultado fica pronto em no máximo 30 minutos.

 

Informações:

Cassiane Mews/ Assessora de Comunicação da Câmara de Vereadores de Costa Rica-MS