Costa Rica News
Notícias a um clique
camara abril

Governo de MS firma parceria para melhoramento genético de rebanhos de bovinos de corte

Governo de MS firma parceria para melhoramento genético de rebanhos de bovinos de corte – Gerson Oliveira/Correio do Estado

Para trabalhar com o melhoramento genético de rebanhos bovinos, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc) assinou, nesta segunda-feira (25), um termo de cooperação técnica com a Empresa Brasileira de Pesquisa e Agropecuário com a participação do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas e da Associação Sul-Mato)Grossense de Produtores de Novilhos Precoce (ASPNP) e a Associação Pantaneira de Pecuária Orgânica e Sustentável (ABPO).

De acordo com a Semadesc, a parceria tem o objetivo de realizar atividades conjuntas para o melhoramento genético de bovinos de corte de MS e, assim, difundir entre os rebanhos um material genético de qualidade superior, além de fomentar o uso de biotécnicas reprodutivas.

O titular da pasta, Jaime Verruck, destacou que o objetivo é buscar maneiras para que a agropecuária seja mais precoce, ou seja, para que rebanhos sejam abatidos ainda cedo, impedindo que fiquem muito tempo no pasto, emitindo gases de efeito estufa, por exemplo.

“A meta desta parceria com entidades conceituadas de pesquisa, capacitação  e extensão rural é tornar a pecuária do Estado, principalmente a pantaneira, cada vez mais precoce e tecnológica, focada em ações de sustentabilidade preconizadas pelo Governo Riedel”, afirmou Verruck.

O secretário-executivo de Desenvolvimento Econômico e Sustentável da Semadesc, Rogério Beretta, apontou que a pasta fará a intermediação e irá selecionar os produtores, conforme requisitos exigidos para a execução da tecnologia de Inseminação Artificial em Tempo Fixo.

As ações de melhoramento genético irão começar em propriedades no Pantanal, mas, depois serão espalhadas para outras regiões do estado.

“Conseguimos ver a importância desta parceria, que traz para o rebanho precocidade, com a redução de idade de abate e alinhamento das ações governamentais. Temos o desafio da pecuária aumentar cada vez mais áreas que precisam adotar tecnologia. Então isso é muito importante por conta do momento que passa o MS”, salientou Beretta.

Por sua vez, a Embrapa entra na parceria e irá doar até 10 mil doses de sêmen, viáveis para pronta utilização, de touros elite ou superiores no programa Embrapa Geneplus, pertencentes ao rebanho da Embrapa Gado de Corte.

“Vale lembrar que as doses de sêmen doadas no escopo deste convênio serão para a utilização em propriedades rurais selecionadas seguindo critérios das associações representantes, com aplicação via biotécnica reprodutiva por meio do SEBRAE ou profissional técnico habilitado contratado”, explicou o coordenador de pecuária da Semadesc Marivaldo Miranda.

Além disso, a Embrapa deverá realizar capacitação teórica e/ou prática para técnicos e produtores, com carga horária de 4 horas, sobre manejo reprodutivo, inseminação artificial, entre outras ações.

 Correio do Estado.