Costa Rica News
Notícias a um clique
camara abril

Frango, boi e suíno nos oito primeiros meses de 2017

Com a cotação inalterada desde o final de março, o frango é o único dos três animais vivos a registrar em agosto variação de preço igual a zero.

Com a cotação inalterada desde o final de março, o frango é o único dos três animais vivos a registrar em agosto variação de preço igual a zero. Aliás, pelo quarto mês consecutivo, o que faz com que o desempenho dos oito primeiros meses de 2017 seja 8,34% inferior ao de idêntico período do ano passado.

E se, em relação aos mesmos oito meses de 2014 e 2015 os resultados do frango vivo são positivos (+9,91% e +5,93%, respectivamente), permanecem muito aquém da inflação (IPCA) acumulada, o que significa que permanece com um valor real continuamente decrescente.

Mas sob esse aspecto, nem boi e suíno escapam. O boi em pé, após dois meses de indefinições, voltou a reagir em agosto, mas permanece com preços negativos em relação ao que foi registrado entre janeiro e agosto dos dois últimos anos. Além disso, em três anos sua evolução de preços mantém-se em índices inferiores aos da inflação.

O suíno, é verdade, registra boa evolução de preços no mês (+11,44%) e, no ano, alcança valor médio que supera a inflação dos oito primeiros meses de 2015 e 2016. Porém, em relação a janeiro-agosto de 2014 apresenta evolução de preço (+11,32%) que corresponde à metade da inflação acumulada no período (+22,42%).

Para frango e suíno a situação poderia ser bem pior não fosse seus dois principais fatores de custo – milho e farelo de soja – virem registrando uma superprodução que faz com que seus preços permanecem com valores nominais e/ou reais negativos – no mês e no ano.

FONTE: AVISITE.