Costa Rica News
Notícias a um clique
camara abril

Curso de Operação Básica de Tratores Agrícolas acontece no Cinturão Verde em Costa Rica

Curso de Operação Básica de Tratores Agrícolas acontece no Cinturão Verde em Costa Rica
Foto Noticia Principal Grande

Fotos: Silvestre de Castro – Assecom / PMCR
De 10 a 12 de janeiro, está sendo realizado no Cinturão Verde em Costa Rica/MS o curso de Operação Básica de Tratores Agrícolas (Pneus), uma parceria entre a Prefeitura, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR-AR/MS e o Sindicato Rural de Costa Rica. A iniciativa tem como objetivo qualificar profissionais para a operação segura de tratores e máquinas agrícolas.
O curso, de natureza de qualificação profissional básica, exige como pré-requisito ter CNH categoria B e não ser tratorista agrícola, sendo voltado para pessoas que desejam aprender o básico sobre tratores. Com carga horária de 24 horas, 8 horas/dia, o curso conta com a participação de 12 alunos.

Durante o curso, os alunos têm a oportunidade de aprender sobre o eixo mobilizador, informações relativas à segurança e saúde do trabalhador e preservação do meio ambiente, conhecer os componentes básicos dos tratores agrícolas de pneus e suas funções, realizar a manutenção diária antes do trabalho e conhecer as normas de operação do trator.

O instrutor Fabiano Figueiredo Franco, que atua no SENAR há 7 anos na área de mecanização agrícola, ressalta a importância da capacitação para o mercado de trabalho em constante evolução de Costa Rica. Ele incentiva as pessoas a buscarem conhecimento e se qualificarem, destacando a parceria entre a Casa do Trabalhador, o Sindicato Rural e o SENAR como uma forma de promover a capacitação das pessoas.

A demanda pelo curso tem sido grande, demonstrando o interesse dos costarriquenses em buscar oportunidades no mercado de trabalho. Muitas empresas têm se instalado na região, mas a falta de qualificação tem sido um obstáculo para o preenchimento de vagas. O curso de Operação Básica de Tratores Agrícolas, portanto, surge como uma boa oportunidade para os desempregados adquirirem as habilidades necessárias para ingressar nesse mercado.

O gestor da Casa do Trabalhador, Marciel Silva Ramos, comentou que a presença de mulheres tem chamado atenção nos cursos. “Dessa vez foram 7 participantes. Elas têm procurado bastante os cursos de qualificação profissional, isso mostra que cada vez mais as mulheres estão interessadas no trabalho no campo. O aprendizado dessas mulheres vai fazer a diferença no nosso país”, comentou.

Eula Cardoso de Oliveira, uma das alunas do curso, destaca a importância dessa qualificação para aqueles que estão desempregados em Costa Rica. Segundo ela, empresas como a Atvos e a Iaco Agrícola estão em busca de funcionários qualificados, mas a falta de qualificação tem sido um problema. Com o curso, ela acredita que estará pronta para trabalhar e operar tratores, ressaltando a qualidade do instrutor e a clareza das informações transmitidas durante as aulas.

O secretário de Agricultura e Desenvolvimento, Fernando Barbosa Martins conclui que a parceria entre a Prefeitura, o SENAR e o Sindicato Rural de Costa Rica têm se mostrado efetiva na busca pela qualificação profissional dos costarriquenses. “A capacitação em operação básica de tratores agrícolas é uma oportunidade para aqueles que desejam ingressar no mercado de trabalho e contribuir para o desenvolvimento da região”, finalizou.