Costa Rica News
Notícias a um clique
camara abril

Costa Rica lança no site oficial do Município, Saúde Transparente

Foto Noticia Principal Grande
Desde a última sexta-feira (16), a Prefeitura Municipal de Costa Rica fez o lançamento do Saúde Transparente no site oficial do Município, com o objetivo de permitir ao cidadão conhecer, questionar e fiscalizar o que está sendo feito na aplicação de recursos públicos em quantitativos na área da saúde. O prefeito de Costa Rica, Cleverson Alves dos Santos, e o secretário municipal de Saúde, Jovenaldo Francisco dos Santos, comentaram sobre a importância dessa iniciativa.
Para o prefeito Municipal, delegado Cleverson Alves dos Santos, o Portal da Transparência tem como público-alvo o cidadão, permitindo que ele conheça e fiscalize o uso do dinheiro público. Os dados são atualizados diária, semanal e mensalmente pelos responsáveis pela gestão das ações governamentais.

O Saúde Transparente visa garantir o acesso às informações previsto na Constituição Federal de 1988 e incentivar a participação social nas instituições de saúde pública, além de fortalecer o combate à corrupção e promover a boa governança nessa área. É importante ressaltar que esse é o primeiro estudo que avalia o cumprimento da Lei de Acesso à Informação exclusivamente em instituições de saúde pública.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Jovenaldo Francisco dos Santos, o Saúde Transparente é uma ferramenta inserida no Portal da Transparência, que abrange dados relacionados ao Poder Executivo Municipal. Dentre as informações disponíveis, destacam-se os dados sobre a Farmácia, como os medicamentos mais solicitados, sendo registradas 331.049 saídas de medicamentos em maio de 2023 e 149.949 nos primeiros 19 dias de junho. Além disso, foram registrados 8.984 atendimentos da Atenção Básica em maio e 3.398 até o dia 19 de junho.

Ainda, conforme disse o gestor municipal da Saúde costarriquense, no que diz respeito aos atendimentos mensais, foram registrados 5.988 em maio e 1.585 até o dia 19 de junho. Especificamente em relação aos atendimentos por CBO (Classificação Brasileira de Ocupações), destacam-se os seguintes números de todas as unidades de Saúde do Município somente em junho de 2023: fisioterapeuta geral (594), fonoaudiólogo (130), médico cirurgião geral (57), médico dermatologista (66), médico em cirurgia vascular (14), médico ginecologista e obstetra (22), médico neurologista (112), médico otorrinolaringologista (56), pediatra (80), reumatologista (25), psicólogo clínico (370) e terapeuta ocupacional (68).

Com o lançamento do Saúde Transparente, Costa Rica reforça seu compromisso com a transparência e o controle social, garantindo que a população possa acompanhar de perto a aplicação dos recursos públicos na área da saúde e contribuir para uma gestão mais eficiente e responsável.