Costa Rica News
Notícias a um clique
camara abril

Costa Rica comemora 40 anos de história e governo municipal entrega 10 milhões em obras

No mês de maio Costa Rica-MS completou 40 anos de emancipação político-administrativa. Este ano em razão da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), o governo municipal precisou inovar para não deixar de celebrar junto com a população essa data tão importante.

No dia 15 de maio de 2020, durante uma live transmitida pelo Facebook do Município, o prefeito Waldeli dos Santos Rosa, o presidente da Câmara de Vereadores, Rayner Moraes Santos, o vice-presidente Jovenaldo Francisco dos Santos, o Juvenal da Farmácia (PL), o 2º secretário José Augusto Maia Vasconcellos, o Dr. Maia (MDB), os vereadores Antonio Divino Félix Rodrigues, o Tonin Félix (PL), Lucas Lázaro Gerolomo (PL) e as vereadoras Manuelina Martins da Silva Arantes (MDB), Rosângela Marçal Paes (PL), o secretário Municipal de Obras Públicas, engenheiro Civil Renato Barbosa de Melo e demais secretários municipais entregaram oficialmente a população costarriquense mais de R$ 10 milhões em investimentos na infraestrutura contemplando o perímetro urbano e rural de Costa Rica.

O presidente da Câmara, Rayner Moraes, falou de sua honra e alegria em fazer parte do Legislativo e da história de Costa Rica.

“Em meio a todo esse momento de pandemia do coronavírus que estamos vivendo no mundo, é com alegria que comemoramos e entregamos mais de R$ 10 milhões de obras a população de Costa Rica. Gostaríamos de compartilhar junto a população essas conquistas, mas infelizmente não foi possível. Gostaria de enaltecer a importância dos senhores vereadores e as senhoras vereadoras, junto a essas conquistas e dizer que em qualquer momento os vereadores estão à disposição para atender os anseios da população sem distinção de cor partidária”, disse o presidente.

O prefeito Waldeli frisou em seu discurso que sempre é possível fazer a diferença. “É possível ser diferente, é possível fazer a diferença e Costa Rica faz muito com pouco. Falta de dinheiro não é falta de ação. Estou muito orgulhoso com a entrega dessas obras que vão melhorar a qualidade de vida da nossa população, e o melhor todas foram construídas com valores justos, afirmou o prefeito.

Ainda em seu discurso, o prefeito enfatizou que gostaria de fazer uma grande festa para população como tradicionalmente é feito todos os anos. “Deus quis que os 40 anos de Costa Rica fosse em silêncio. Por isso, inovamos e realizamos essa transmissão Ao Vivo para o descerramento das placas de inauguração e exemplificamos todos os investimentos que valorizam diversos setores da nossa cidade”, completou Waldeli.

 

Obras Inauguradas

Entre as obras entregues na tarde de hoje (15), está a construção da nova Ponte de Concreto da Avenida José Ferreira da Costa que tem como homenageado o empresário José Emílio Maeda Tardio (In Memorin). Na oportunidade a viúva Luzia Correa Dias e a filha mais nova do homenageado, Marina Correa Dias Tardio participaram da live de inauguração da obra.

“Agradeço a Luzia e a Mariana que neste momento recebe essa justa homenagem pela história do Zé Emílio, uma pessoa que estava à frente das causas sociais, do esporte, da política, era uma pessoa participativa que gostava de gente. Como disse bem a Mariana, se estivesse aqui sem dúvidas que estaria dizendo: eu tenho orgulho em ser costarriquense”, declarou Waldeli.

O vice-presidente da Câmara, Jovenaldo Francisco dos Santos, o Juvenal da Farmácia (PL), destacou a justa homenagem a José Emilio Maeda Tardio. “Além de ser um grande empresário, José Tradio prestou relevantes serviços públicos em Costa Rica, sempre muito prestativo às pessoas, dedicando seus esforços para atender quando era chamado pela comunidade. A aprovação desse projeto representa uma homenagem ao trabalho dele como cidadão, dando seu nome a uma obra pública do município, para sempre relembrar sua contribuição ao povo da cidade de Costa Rica”, declarou Juvenal.

Biografia 

Paulista de origem, José Emílio nasceu em 30 de março de 1946, na cidade de Araçatuba-SP. Formou-se em Administração no ano de 1969 e em Direito em 1976. Ele mudou-se para Costa Rica no ano de 1985, onde foi empresário, exerceu por três mandatos o cargo de presidente do Costa Rica Recreativo Clube e também foi presidente da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de 1998 a 2000, além de ter sido presidente de honra da APAE de 2000 a 2002.

Aos 57 anos, José Emílio morreu no dia 16 de julho de 2003, vítima de infarto, deixando quatro filhos: Claudio José Tardio, Fabiana Maria Tardio, Marcos Vinicius Athaide Borborema Tardio e Marina.

Confira abaixo a lista de obras de infraestrutura que foram entregues na tarde desta sexta-feira (15) durante live realizada no Facebook do Município de Costa Rica:

1 – Pavimentação Asfáltica do Residencial Flor do Cerrado – Etapa I – (Emenda Parlamentar Senadora Simone Tebet);2 – Pavimentação Asfáltica Serra da Formiga;
3 – Pavimentação Asfáltica Serra da Formiga I;
4 – Pavimentação Asfáltica Serra do Formiga II;
5 – Pavimentação Asfáltica Serra da Monarca;
6 – Pavimentação Asfáltica da Serra do Quilômetro;
7 – Concreto sobre Córrego Barbosa;
8 – Construção Ponte de Concreto sobre Córrego Morro Alto;
9 – Construção Ponte de Concreto sobre Córrego Prata;
10 – Construção Ponte de Concreto sobre Córrego da Lage;
11- Construção Ponte de Concreto José Emílio Maeda Tardio e Revitalização de Calçadas na Avenida José Ferreira da Costa;
12 – Construção Portal de Entrada na MS-223;
13 – Pavimentação Asfáltica da Rua 11 no Jardim Novo Horizonte até o Anel Viário;
14 – Revitalização Nova Sede da Secretaria de Turismo, Meio Ambiente, Esporte e Cultura;
15 – Pavimentação asfáltica e Portais de Entrada no Córrego Cabeceira do Açude;
16 – Pavimentação Asfáltica no Prolongamento da Avenida J-Antônio Gabaron Vargas até Rotatória do Flor do Campo;
17 – Construção de Unidade de Terapia Intensiva na FHCR para 10 leitos;
18 – Construção da Escola Municipal Fábio Rodrigues Barbosa;
19 – Construção do CEI Sonho da Vovó.

Respeitando distanciamento social, participaram da solenidade de inauguração vereadores, secretários, subsecretários e assessores da gestão, todos usaram máscaras para proteção individual e fizeram uso de álcool em gel como medidas de prevenção ao contagio pelo novo Coronavírus.

Com informações da ASSECOM/PMCR