Costa Rica News
Notícias a um clique
camara abril

Comitiva de MS e ministra pretendem alinhar ações sanitárias com Paraguai

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, disse que a reunião com o governo do Paraguai, nesta semana, será importante para firmar parceria na área sanitária entre os dois países, para maior fiscalização da entrada de produtos agrícolas contrabandeados, assim como alinhar calendários do setor produtivo. Ela irá com a comitiva de Mato Grosso do Sul.

“Esta reunião com o Paraguai, acontece devido a extensa fronteira seca com Mato Grosso do Sul, onde temos que fazer parcerias na área sanitária, como fiscalização maior na entrada de defensivos agrícolas ilegais”, disse a ministra, em entrevista ao Campo Grande News.

Ela se referiu a entrada de agrotóxicos ilegais, por meio de contrabando, que tem acesso ao Brasil, por meio de Ponta Porã, seguindo para o restante do País. A ministra entende que esta fiscalização precisa ser conjunta entre as autoridades de ambos os países. “Vamos discutir o tema nesta reunião, para chegarmos a um entendimento”.

O evento vai ocorrer nos dias 8 e 9 de julho, em Assunção, com a participação do governador Reinaldo Azambuja (PSDB) e mais uma comitiva do Estado, que terão encontro com o presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez.

Ainda na área de Agricultura, Tereza mencionou o novo acordo comercial entre Mercosul (Mercado Comum do Sul) e União Europeia. “Com este acordo precisamos incrementar estas ações coletivas com os países vizinhos, em temas como abate de gado”, adiantou.

Calendário – A ministra ainda citou a importância de alinhar um calendário comum na produção agrícola com o Paraguai, principalmente em datas como do “vazio sanitário”, que é um período que não se pode plantar soja, para combate às pragas como a “ferrugem asiática”, que ataca as produções de soja.

“Seria importante seguir as mesmas datas, porque apesar de países diferentes, estão um do lado do outro, em fronteira seca”, advertiu ela. O governo de Mato Grosso do Sul segue normas claras e efetivas sobre o “vazio sanitário”, que tem gerado bons resultados aos produtores locais.

 

fonte CG NEWS