Costa Rica News
Notícias a um clique
camara abril

Coluna Dr Jose Magno -PAIXÃO MORANDO NA FILOSOFIA.

PAIXÃO MORANDO NA FILOSOFIA.

Começo o texto, o nosso texto com seguinte música !  Ai um analista amigo meu disse : que desse jeito não vou ser feliz direito,o amor é uma coisa mais profunda que uma transa sensual,deixando a profundidade de lado eu quero e ficar colado a pele dela de noite e de dia ,fazendo tudo e de novo dizendo sim a PAIXÃO MORANDO NA FILOSOFIA.

 

Esse é um pedaço de um dos maiores clássicos da MPB “Divina comédia humana ” de um gênio da MPB chamado Belchior. Compositor e poeta, que soube falar da vida em suas diversas instâncias,fosse na luta contra a ditadura,na resistência contra a mesma, no amor, amizade e relações existenciais,de uma maneira atemporal,ele estava além do seu tempo.

Fazendo uma leitura para a sociedade, com seus questionamentos ,foi na minha juventude começando na minha adolescência que eu ninava meus sentimentos, com o grande clássico “Palo seco” ,linda música do mestre ,falando do amor contido e das angústias que norteavam a juventude de tantos jovens que idealizavam um mundo melhor,uma nação livre e também dos amores sim e não correspondidos,angústia e ansiedade,vontade de mudanças em letras como essa “Se você vier perguntar por onde andei o tempo que você sonhava eu lhe direi amigo eu me desesperava ,sei assim falando pensa que esse desespero e moda em 73,mais mesmo desconte e deseperadamente grito em português,tenho 25 anos de sonho e de América do Sul,por força desse destino o tango Argentino vem bem melhor que o Blues, e quero que esse canto torto feito faça corte a carne de vocês” .

 

Essa letra resume os anseios,vontades de uma juventude reprimida com necessidades urgentes de mudança e Belchior fez uma leitura precisa histórica e atual ate hoje. Me sinto privilegiado de fazer esse texto e dividir poemas e versos de uma obra de um ídolo meu e de tantos ou melhor de uma geração ,ele falava com propiedade de um mundo que borbulhava naquele momento.

 

Belchior falou da vida na sua essência ,e como ele me mesmo dizia nas suas obras para ir encerrando o texto,em uma das suas músicas mais emblemáticas que simbolizava as necessidades ideológicas de uma juventude,ele escreveu assim na sua música “Saia do meu caminho eu prefiro andar sozinho ,deixa que eu decida minha vida,nao preciso que me digam de que lado nasce o sol porque bate lá meu coração,o tempo andou mexendo com a gente sim,mais não me esqueço, A FELICIDADE E UMA ARMA QUENTE”.

Esse texto e uma homenagem a um dos maiores gênios da MPB,Belchior e sua obra são eternos e eu sou como ele dizia um RAPAZ LATINO AMERICANO SEM DINHEIRO NO BANCO e com a certeza que A FELICIDADE E UMA ARMA QUENTE,que a vida e PARALELAS,com GALOS,NOITE E QUINTAIS e terminando somos a continuação existencial de COMO NOSSOS PAIS,salve BELCHIOR.