Costa Rica News
Notícias a um clique
camara abril

Campo Grande recebe primavera colorida pelos tarumãs e jacarandás

Elas são parecidas, mas quem olhar atentamente consegue perceber a diferença. Rainhas da próxima estação, os jacarandás-mimosos e tarumãs colorem a Capital em tons de roxo para receber a primavera, que chega na sexta-feira (22). As espécies, nativas e tradicionais no Estado colorem a cidade antes mesmo da nova estação chegar: por todos os lados, neste Dia da Árvore, é possível ver copas roxas espalhando-se por Campo Grande.

Altas e frondosas, elas são, na maioria das vezes, identificadas apenas como ipês, já que apresentam características similares. Cativam com sua beleza e têm até quem modifique a rotina só para poder admirá-las. A professora Alexandra Melo, 37, é uma das pessoas que ficou encantada com a árvore no entorno da Lagoa Itatiaia, que ela não soube identificar à qual das espécies pertence.

“Quando nós viemos para Campo Grande e vimos essa árvore ficamos encantados. Nós alugamos essa casa mais pela árvore do que pelo local propriamente dito”, confessa.

Apesar da beleza, as folhas caídas ao chão chegam a incomodar e provocar defesa dos admiradores. A acadêmica Mayra Suzano, 22, questiona quem reclama. “É porque não sabem que isso tudo era uma lagoa, que elas só estão aqui porque soterraram”.

Recentemente, conta ela, uma tia vinda de fora do país passou pelo local e ficou encantada. “Até acabei de tirar uma foto. Ela não quer ir embora sem um registro e pediu que eu fizesse”.

Fascinada com a beleza da árvore, ela lembra que nunca a viu tão florida quanto agora. “Ela antes dava uns frutinhos, parece que depois que tentaram envenenar, ela mudou e agora está florindo assim”.

 

Tarumã florido há quatro meses nas margens da Lagoa Itatiaia (Foto: Marina Pacheco)
Tarumã florido há quatro meses nas margens da Lagoa Itatiaia (Foto: Marina Pacheco)
Jacarandá florido na esquina da rua Jeribá com a Raul Pires Barbosa (Foto: Marina Pacheco)
Jacarandá florido na esquina da rua Jeribá com a Raul Pires Barbosa (Foto: Marina Pacheco)

Mas afinal, qual é qual?

A árvore a qual se refere a estudante é um tarumã, mais raro em Campo Grande do que o jacarandá e o ipê. É o que explica o professor de ecologia da Uniderp, Ademir Kleber Morbeck de Oliveira. Isso porque a espécie ‘gosta’ de lugares mais úmidos, o que faz com que seja mais comum na região do Pantanal.

 

“O jacarandá é bem comum, o mimoso que a gente fala, que tem a floração agora em setembro”, comenta. Para identificá-las, ensina o professor, basta prestar atenção nas folhas. O jacarandá, conforme o especialista, tem ‘folíolos’, folhas bem pequenas. Já as do ipê são maiores.

 

“A principal diferença do jacarandá são as folhas, que são pequenininhas, enquanto que as do ipê são folhas grandes. Tarumã também tem um florescimento em setembro, mas é completamente diferente”, explica.

 

Ademir afirma que jacarandá e ipê “fazem parte da mesma família”, diferente do tarumã. “É completamente diferente, não é tão comum na nossa região. As folhas são diferentes, é uma folha que chama de intermediária, não é tão grande quanto a do ipê, e o tipo de flor também é diferente”, esclarece.

 

Primavera – As floradas estão antecipando a chegada da primavera, que começa nessa sexta-feira (22). O início da estação, assim como os últimos dias, promete ser seco e bastante quente, diferente do que se vê normalmente durante a estação, marcada pela mudança no regime de chuvas e temperaturas.

Durante a estação, as chuva volta e alivia a secura, já as temperaturas aumentam mais ainda, deixando o tempo abafado. Agora a reclamação geral é de falta de chuva, mas em outubro, por exemplo, água não vai faltar. A estimativa de chuva para o mês que vem varia entre 100 e 180 milímetros.

Flores do Tarumã ao chão. (Foto: Marina Pacheco)
Flores do Tarumã ao chão. (Foto: Marina Pacheco)
campograndenews.com.b