Costa Rica News
Notícias a um clique
camara abril

Campanha Nacional de Multivacinação será realizada de 11 a 22 de setembro em Costa Rica

No período de 11 a 22 de setembro o Governo de Costa Rica – MS por meio da SMS – Secretaria Municipal de Saúde – realiza a Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização de Caderneta de Vacinação das crianças e adolescentes. O dia ‘D’, de divulgação e mobilização nacional, está marcado para 16 de setembro (sábado) quando todas as ESFs – Estratégia de Saúde da Família – vão estar abertas das 8h às 17h para atender a população.

A campanha tem como objetivo resgatar as crianças e adolescentes não vacinadas ou completar esquemas de vacinação, visando atualizar a caderneta das crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade (14 anos 11 meses e 29 dias), de acordo com o calendário de vacinação. “Nessa ocasião, serão ofertadas todas as vacinas do calendário básico de vacinação da criança com a finalidade de diminuir o risco de transmissão de enfermidades imunopreveníveis, assim como, reduzirem as taxas de abandono do esquema vacinal”, explicou a secretária de Saúde Adriana Tobal.

Adriana Tobal complementa que a campanha será realizada no período de 11 a 22 de setembro na Zona Urbana. Já na Zona Rural será simultaneamente com a Campanha de Vacinação Antirrábica, a qual será realizada de 04 a 22 de setembro. “A multivacinação é uma estratégia a fim de atualizar a situação vacinal, cuja população alvo são os menores de 15 anos de idade”, enfatiza a gestora ao lembrar que “nesta campanha, deverá ser avaliada a situação vacinal do grupo alvo, para que de forma seletiva proceda-se a atualização da caderneta de vacinação, de acordo com os esquemas preconizados pelo PNI –  Programa Nacional de Imunizações”.

Confira abaixo o cronograma de vacinação na Zona Rural que será realizado no período de 04 a 22 de setembro;
04/09 (segunda-feira) – Região da Baús;
05/09 e 06/09 (terça e quarta-feira) – Região da Lage; Região da Capela; Região do Gaúcho Pobre; Região do Bolicho Seco;
08/09 e 11/09 (sexta e segunda-feira) – Região do Curralinho;
12/09 e 13/09 (terça e quarta-feira) – Região São Marcos; Região da Cabeceira da Formiga; Região Monarca;
14/09 (quinta-feira) – Região do Morro Alto; Região da Fazenda Planalto; Região da Fazenda Germinex;
15/09 e 18/09 (sexta e segunda-feira) – Região do Jaurú; Região da Guanabara; Região da Piacatu;
19/09 (terça-feira) – Região da Lagoinha; Região da Serrinha; região da Cabeceira da Vaca;
20/09 e 21/09 (quarta e quinta-feira) – Região da Furnas do Indaiá; região do Bauzinho;
22/09 (sexta-feira) – Região da Macaúba; Região da Formiga.

A vacinação é a maneira mais eficaz e segura de prevenir diversas doenças. “Por meio do SUS – Sistema Único de Saúde -, o PNI é referência internacional por promover o acesso gratuito da população às vacinas, respeitando critérios e orientações da OMS – Organização Mundial da Saúde. Por isso, crianças, adolescentes, adultos e idosos precisam comparecer a um ESF – Estratégia de Saúde da Família – mais próxima da sua casa e verificar se está com todas as vacinas em dia, independente se há ou não com uma campanha de vacinação em vigência”, finaliza a secretária Adriana Tobal.