Costa Rica News
Notícias a um clique
camara abril

Após 10 anos sem reforma agrária, Incra voltará a assentar sem-terra em MS

Após 10 anos sem reforma agrária, Incra voltará a assentar sem-terra em MS

Superintendente do Incra anunciou que parte das 5 mil famílias que aguardam lotes, serão acomodadas em assentamento em Anaurilândia

A entrega das terras acontecerá para as famílias no município de Anaurilândia – Foto: Arquivo / Correio do Estado

O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) voltará a assentar sem-terra ainda este ano. A confirmação foi dada pelo superintendente regional do Incra de Mato Grosso do Sul, Paulo Roberto da Silva, na manhã desta sexta-feira (5), durante a cerimônia de posse dos superintendentes do desenvolvimento agrário e da pesca e agricultura.

Ao Correio do Estado, o superintendente afirmou que atualmente existem 29.600 famílias assentadas em Mato Grosso do Sul e, aproximadamente, cerca de 5 mil no aguardo por terras em todo o Estado. “Nós estamos aqui desde 2014 sem assentar uma única família, nós queremos rapidamente retomar o processo de assentamento”.

De acordo com Silva, está sendo construído um planejamento junto aos movimentos agrários que será divulgado em breve, com objetivo de assentar as famílias que ainda estão na fila à espera por terra.

“Este ano ainda a gente já vai realizar um assentamento, estamos construindo um plano para a curto e médio prazo zerar essa fila. No entendo, esse planejamento ainda não está pronto. Nós estamos construindo com os movimentos, o Incra vai planilhar isso até o mês de junho e será divulgado”, explicou o superintendente.

Paulo Roberto da Silva explicou que a entrega das terras acontecerá para as famílias da região leste do Estado, no município de Anaurilândia, cidade localizada a 372 km de distância da Capital. “Nós já temos a terra assegurada e os procedimentos de legalização estão sendo realizados”, afirmou o superintendente.

No entanto, não se sabe ainda o número de sem-terra que serão assentados na região nem quando acontecerá a entrega do lote. Segundo o superintendente do Incra, essas e outras decisões serão tomadas junto ao Ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Paulo Teixeira, que deve vir ao Estado entre o fim de maio e começo de junho.

Assentamento Nazareth

O último processo de assentamentos aconteceu em 2014 no município de Sidrolândia, ainda durante o governo da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) e parou quando Michel Temer (MDB) assumiu a presidência da República. Na gestão de Jair Bolsonaro (PL), houve entregas de títulos, mas as famílias não foram assentadas.

O Assentamento Nazareth, abriga 171 famílias. A área soma 2.600 hectares da antiga Fazenda Nazareth, situada no município de Sidrolândia. Juntos, os assentamentos Três Corações, Conquista e Estrela, além de outros na Capital, somam 4.623,2 hectares.

Conforme o Incra, o Assentamento Três Corações é um dos mais antigos do Estado e está situado no Distrito de Anhanduí, que abriga cerca de 147 famílias. A área soma 2.257,2 hectares da Fazenda Morro Bonito.

Uma das estradas que levam ao Três Corações parte de Nova Alvorada do Sul – a 120 quilômetros de Campo Grande. São cerca de 40 quilômetros de deslocamento, passando por uma ponte de madeira sobre o Rio Anhanduí.

Correio do Estado