Costa Rica News
Notícias a um clique
camara abril

Na última segunda-feira (25), foi realizada a aula inaugural do Curso de Qualificação para inserir Jovens do Mercado de Trabalho em Costa Rica/MS.
O evento teve como objetivo oferecer capacitação para jovens da região visando promover o acesso ao primeiro emprego. A iniciativa foi resultado de uma parceria entre a prefeitura, Atvos e o SENAI.
O curso vai qualificar 40 jovens e terá duração de dois meses e abordará temas como empreendedorismo e comportamento profissional.

 

Na última segunda-feira, 25 de setembro, foi realizado no contêiner da Atvos, localizado no Centro de Eventos Ramez Tebet em Costa Rica/MS, a aula inaugural do Curso de Qualificação do SENAI para inserir Jovens no Mercado de Trabalho. O evento teve como objetivo principal oferecer uma capacitação qualificada para jovens da região, visando promover o acesso ao primeiro emprego.

A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Costa Rica, Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento (SEMAD), a empresa Atvos e o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Mato Grosso do Sul). Através dessa união, foi possível viabilizar a realização do curso e fornecer todas as estruturas necessárias para a sua realização.

A aula inaugural contou com a presença de autoridades locais, da empresa Atvos, representantes do SENAI e também de populares interessados no programa. A abertura teve início com a fala de representantes da prefeitura, que destacaram a importância dessa iniciativa para a formação e qualificação dos jovens de Costa Rica.

O prefeito de Costa Rica, delegado Cleverson Alves dos Santos, destaca que o município está oferecendo oportunidades de qualificação e visa não apenas capacitar os jovens, mas também promover a inclusão social e diminuir a taxa de desemprego na região. Ao oferecer cursos gratuitos e de qualidade, o Sistema FIEMS/SENAI, a empresa Atvos e a Prefeitura de Costa Rica estão possibilitando que os jovens tenham acesso a uma formação profissional adequada, aumentando suas chances de conseguir um emprego.

Em seguida, os representantes da Atvos e do SENAI falaram sobre a parceria e apresentaram detalhes sobre o curso, que terá duração de dois meses e abordará temas como empreendedorismo, comportamento profissional, técnicas de entrevista, entre outros assuntos relevantes para a conquista do primeiro emprego.

O gerente Administrativo e de Pessoas do Polo Taquari da Atvos, Chafick Fair Luedy enaltece que a Atvos, em parceria com o Senai e a Prefeitura de Costa Rica, está buscando oferecer qualificação profissional a mais de 300 pessoas no município, especialmente aquelas em estado de vulnerabilidade. A empresa acredita que a qualificação é essencial para que essas pessoas tenham a oportunidade do primeiro emprego e visa contribuir para o desenvolvimento das comunidades locais. O objetivo é abrir as portas da indústria sucroenergética para esses jovens qualificados.

Durante o evento, também foi realizada o corte simbólico da fita inaugural do contêiner da Atvos e aberto uma visita ao interior do contêiner onde as aulas serão ministradas. O espaço foi especialmente preparado para receber os jovens, com sala de aula climatizada e equipada, materiais didáticos e todo o suporte necessário para o aprendizado.

A coordenadora pedagógica do Senai, Angélica Felizarda Pereira, destaca a importância de qualificar pessoal para o mercado de trabalho, pois as empresas e o comércio estão em busca de profissionais qualificados. Ela ressalta que a falta de mão de obra qualificada afeta a indústria. Por isso, a parceria entre a prefeitura, a Atvos e o Senai é fundamental para trazer essa qualificação para os jovens de Costa Rica. O objetivo é formar profissionais qualificados em áreas como elétrica, gestão e assistente de contabilidade, de modo que eles possam colher os benefícios dessa qualificação profissional.

O curso vai beneficiar 40 jovens da região, proporcionando a eles uma formação de qualidade e ampliando suas chances de inserção no mercado de trabalho. Além disso, a parceria entre a prefeitura, as secretarias, a empresa Atvos e o SENAI fortalece o compromisso com o desenvolvimento socioeconômico da cidade e a valorização da mão de obra local.

O secretário de Agricultura e Desenvolvimento, Fernando Barbosa Martins ressalta a importância da capacitação profissional para os jovens em formação e beneficiários do bolsa família é fundamental, pois possibilita que eles se preparem adequadamente para ingressar no mercado de trabalho. Com esse objetivo, o curso oferece conhecimentos e habilidades específicas para atender às demandas do setor produtivo local, justifica.

Ao final do evento, houve a entrega dos materiais didáticos aos alunos matriculados no curso, que demonstraram entusiasmo e motivação para aproveitar ao máximo essa oportunidade de qualificação. A expectativa é de que, ao término do curso, esses jovens estejam mais preparados para enfrentar os desafios do mercado de trabalho e construir uma carreira de sucesso.

A secretária de Educação, Maria Almeida, destacou a importância de auxiliar e capacitar os jovens visando obter seu primeiro emprego. A ausência de qualificação torna difícil alcançar essa conquista. Portanto, é necessário proporcionar apoio para que os jovens obtenham seu primeiro emprego.

Com essa iniciativa, Costa Rica mostra-se comprometida com o desenvolvimento de sua juventude e com a promoção de oportunidades igualitárias para todos. A parceria entre os setores público e privado é fundamental para que a capacitação e o acesso ao mercado de trabalho sejam ampliados, contribuindo para a formação de uma sociedade mais justa e igualitária.